segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os Mascotes Olímpicos

Os mascotes olímpicos foram criados a partir dos jogos olímpicos de inverno de 1968, em Grenoble, França. Em todas as edições posteriores a essa foram criados pelo menos um mascote em cada edição dos jogos.
Os mascotes geralmente são animais nativos que representam a cultura do país organizador. Nos jogos de Londres temos dois mascotes: Wenlock (amarelo) e Mandeville (azul). São gotas de aço com câmera para os olhos. O primeiro representa os jogos olímpicos e o segundo as paralimpíadas.
Quem quiser pode acessar o site dos mascotes e personalizar o seu: https://mascot-games.london2012.com

Pesquise o nome e o desenho de mascotes de outras olimpíadas e poste aqui.

4 comentários:

  1. Wenlock e Mandeville - Mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

    Em 19 de maio de 2010 foram revelados em Londres, Reino Unido, as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2012.

    Wenlock e Mandeville são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Eles são duas gotas do aço de Bolton, cidade industrial do noroeste da Inglaterra. Wenlock é a mascote dos Jogos Olímpicos e Mandeville é a mascote dos Jogos Paraolímpicos.

    Os nomes das mascotes são uma referência a Much Wenlock, uma pequena cidade inglesa que foi precursora dos Jogos Olímpicos Modernos com os Jogos Olímpicos de Wenlock, que se iniciaram em 1850. Mandeville foi inspirado na vila onde se inciou o Stoke Mandeville Wheelchair Games, depois chamado de World Wheelchair and Amputee Games, evento precursor dos Jogos Paraolímpicos.

    O conceito da história das mascotes foi feita pelo autor, poeta e dramaturgo Michael Morpurgo, conhecido pelo seu trabalho em obras de literatura infantil.

    ResponderExcluir
  2. o primeiro mascote das Olimpíadas não foi oficial. Schuss, um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul, apareceu em durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Grenoble, em 1968.
    Os jogos de Moscou foram marcados pelo boicote estadunidense e pelo urso Misha, o mais famoso de todas os mascotes. Misha em russo é o apelido de Mikhail, o mascote tinha até nome completo: Mikhail Potapych Toptygin.
    Em Seul, a linha infantil continuava com o tigre Hodori, desenhado por Kim Hyun. Presente em várias lendas coreanas, o nome do mascote foi selecionado pelos coreanos em mais de 2 mil sugestões. “Ho” significa tigre em coreano e “Dori” é um diminutivo masculino comum na Coreia. Os temidos tigres asiáticos agora estavam em formato de desenho animado e à venda em bottons e em versões de pelúcia. Assim como Vigri em 1980, Hodori teve uma versão ofuscada, Hosuni, a tigresa, a qual foi praticamente esquecida durante os jogos.
    Ollie, Syd e Millie foram os mascotes de 2000. Matthew Hatton criou os mascotes a partir de três animais nativos da Austrália representando a terra, o ar e a água. Os nomes são corruptelas de Olimpíadas, Sidney e Milênio. Pela primeira vez nos jogos de verão, apareciam em todas as partes mais de um mascote. O intuito é simples, vender em vez de um, três bonecos de pelúcia. Entretanto, a chance de nenhum dos três ficar gravada na memória é muito maior.
    Em 1998, as Olimpíadas de Nagano trouxeram as bizarras corujas Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki, que representavam o fogo, o vento, a terra e a água. Originalmente o mascote seria a doninha Snowple mas alguém teve a “brilhante” ideia de produzir mais mascotes para produzir mais produtos. As corujas eram tão toscas que muitos não conseguem identificar qual é o animal nos desenhos dos mascotes. Mantendo a linha de vários mascotes, os jogos de Salt Lake City de 2002 tiveram os mascotes Powder, Coal e Copper, desenhados pela Landor/Publicis.
    Os mascotes das Olimpíadas de Pequim foram desenhados por Han Meilin, um famoso artista chinês. São cinco mascotes, número recorde em olimpíadas. Cada um representando um anel da bandeira olímpica. Os cinco amigos (nome oficial) são: Beibei, o peixe azul, simboliza a prosperidade e a abundância. Jingjing, o panda preto, representa a fonte de alegria e felicidade. Huanhuan, a chama vermelha, representa a paixão pelo esporte. O antílope amarelo Yingying representa a vastidão das terras chinesas e a saúde. A andorinha verde Nini representa a boa sorte aos Jogos.
    Ao pronunciar os cinco amigos de uma vez “Bei Jing Huan Ying Ni” o visitante estará dizendo “Bem-vindo à Pequim” em mandarim.
    juan felipe 1°I

    ResponderExcluir
  3. Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Los Angeles 1984
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno - Calgary 1988
    Mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão - Seul 1988
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno - Albertville 1992
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Barcelona 1992
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno - Lillehammer 1994
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Atlanta 1996
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno - Nagano 1998
    Mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão - Sydney 2000
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno - Salt Lake City 2002
    Mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão - Atenas 2004
    Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno - Turim, Itália 2006
    Mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
    ....
    http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/mascotes-dos-jogos-olimpicos.htm

    n:17
    turma:1oI

    ResponderExcluir
  4. 1968 -- Grenoble, Olimpíada de Inverno, Schuss, não oficial (mas o primeiro) mascote olímpico é um homem com esquis

    1972 -- Montreal, Olimpíada de Verão, Waldi, cão da raça dachshund com listras coloridas

    1976 -- Innsbruck, Inverno, Snowman (homem de gelo)

    1980 -- Moscou, Verão, Misha, um simpático ursinho e Vigri, uma foca

    1980 -- Lake Placid, Inverno, Roni the Raccoon (animal típico da América do Norte, da família do urso)

    1984 -- Los Angeles, Verão, Sam, uma águia

    1984 -- Sarajevo, Inverno, Vuchko, uma raposa

    1988 -- Seul, Verão, Hodori, um tigre

    1988 -- Calgary, Inverno, Hidy e Howdy, um casal de irmãos ursos polares vestidos em roupas de cowboy

    ResponderExcluir