quarta-feira, 25 de julho de 2012

A Chama Olímpica

A chama olímpica é um dos símbolos dos jogos olímpicos. Conta a lenda que Prometeu roubou o fogo de Zeus para dar aos mortais. Essa tradição de manter acesa a tocha durante os jogos iniciou nos jogos olímpicos da antiguidade, em Olímpia. Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efectuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimónias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício. O fogo era então mantido aceso durante os Jogos como homenagem a Zeus.
Em qual edição dos jogos olímpicos da modernidade a tocha foi introduzida novamente? Deixe a sua resposta.
A tocha visita vários países até chegar ao país sede dos jogos, onde passa por várias cidades até chegar, alguns dias antes, na cidade sede para abertura dos jogos.
Hoje em dia o acendimento da pira olímpica é um espetáculo a parte na cerimônia de abertura. 
Pesquise como foi o acendimento da pira olímpica nas ultimas olimpíadas.

2 comentários:

  1. A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.

    ResponderExcluir
  2. Em Pequim 2008 a tocha foi levada por Li Ning, que, suspenso por cabos, deu uma volta sobre o teto do estádio.

    ResponderExcluir